domingo, 9 de abril de 2017

"de quem eu gosto nem às paredes confesso"


Ele há coisas que não se compreendem! E parece que só me acontecem a mim…

O Coro de Queen's College Oxford, sob a direção de Owen Rees, cantou na Sé Catedral de Braga e eu estive lá. Estava pouca gente e ninguém dos costumeiros da sociedade "musical" bracarense. À parte disto, que revela algo que muita gente conhece mas que poucos ousam criticar, aconteceram algumas situações durante o concerto que no mínimo foram inusitadas, sendo que no máximo foram escabrosas! Acontece que estava o concerto a decorrer e um senhor, mesmo atrás de mim, desatou a pôr música de arraial muito alto no seu telemóvel, apenas distingui no meio da chinfrineira o refrão "cheira bem, cheira a Lisboa!". Virei-me para ele e pedi-lhe que desligasse por favor aquela música. O homem, impávido e sereno manteve-se na sua, não desligou e continuou a mexer atarefadamente no seu brutal aparelho! Tudo a olhar para ele, muita gente mesmo, e ninguém fazia nada. Passados para ai 2 minutos e meio de arraial do telemóvel do senhor o dono deste não parecia ter intenção de alterar a situação, mantendo-se calmamente na sua. Voltei a dizer-lhe que parasse com aquilo ou que fosse para outro lado fazer barulho. Ai o senhor respondeu-me assim: "isto não liga!". Imediatamente as pessoas ao lado começaram a dizer-lhe que fosse embora então. Enfim, passado mais um bocado a buzina do senhor lá parou. Não, não fica por aqui! Passadas mais duas músicas, o coro continuou sempre a cantar sereno, começa a ouvir-se ao lado da Sé Catedral, numas bancadas com aquelas cadeiras de plástico estilo fórmula 1 e um palco que tinha visto antes de entrar, uma sessão de fados altamente amplificados nuns altifalantes possantes. Pude reconhecer claramente o refrão da cantiga "de quem eu gosto nem às paredes confesso" e ouvi fados durante mais 2 temas do coro. Na última música da primeira parte, já tinha parado o fado, eis que de repente ouço outras vez o senhor de aparelho buzinador chamar um outro que tirava fotos ao público como se fossem estrelas de cinema nestes modos: "PSSSTTT? Ouça lá, o que está aquele homem a fazer ali no meio e de pé?" Ao que o fotógrafo respondeu que estava a filmar. Entretanto o senhor, muito indignado assim disse: francamente, é que incomoda!"
Bem, na segunda parte mudei de lugar para tentar esquecer a primeira parte. A propósito, Owen Rees e o Coro de Queen's College Oxford foram absolutamente brilhantes, num concerto de solidariedade, gratuito, de uma qualidade que raramente se encontra por estas bandas.


(facebook | 2 de Julho de 2016 )

Sem comentários:

Enviar um comentário