domingo, 18 de fevereiro de 2018

GV111


Estou a olhar para os primeiros esboços de uma nova peça musical...
Bom, nada de novo, o costume aliás, esta necessidade de escrever música que teima em não parar! Mas doravante vou passar a enumerar as obras musicais que vier a fazer. Para além do habitual título que cada peça vai ter vou passar a catalogar o número das peças, uma coisa séria, estilo Opus, BWV, KV, etc. uma vez que calculo que depois de eu morrer ninguém vai ter o trabalho de o fazer porque é uma maçada. Bom, então a novidade que acabo de anunciar vai apresentar-se a partir da próxima obra com a indicação de catálogo de GV. A próxima obra que farei vai ter um titulo e tal, como as outras, com música lá dentro, e a indicação de GV111. Porquê GV111 perguntarão alguns dos que ainda estão a ler este pequeno texto? Pois sim, é justo que seja dada uma explicação, GV será a abreviatura de Gaveta, a minha melhor amiga e companheira do meu modo de estar "compositor", o local para onde já foram tantas obras que produzi. Uso frequentemente esta palavra (gaveta) quando me perguntam algo sobre aquela obra musical, estilo "não tens uma obra para corneta sem pistões, celesta e viola sem arco?", e eu respondo que vou ver à minha gaveta! Em relação ao número 111, deve-se este ao facto de me ter lembrado, apenas agora, de ver quantas obras tenho escritas e registadas desde que componho música. E a verdade é que tenho compostas 110 obras musicais (as oficiais diga-se) até ao final de Dezembro de 2017. Como se deve imaginar, não conto as obras musicais à peça, estilo buffet, 7€ cada 15 peças de suschi, não, a coisa não funciona assim, uma obra que tenha 16 peças por exemplo é apenas uma obra musical e não 16! É o caso específico das "Pequenas histórias de um Saxofone" por exemplo. Por isso, naturalmente o número 111 será o da próxima obra que vier a fazer. Este número, 111, pode ser um mau (ou bom) prenúncio se pensarmos na última sonata para piano de Beethoven...
Então assim será, a próxima obra musical intitulada "qualquer coisa" para os instrumentos "qualquer coisa" será acompanhada pela sigla GV111 e desta vez, penso dedicá-la mesmo à minha gaveta.

Sem comentários:

Enviar um comentário